Antepastos são pequenas porções de alimentos servidos antes da refeição principal, podendo ser ingredientes únicos (como Queijos, Salames, Presuntos, etc.) ou preparados. Também chamados de Hors – D’ Ouvre, podem também simplesmente ser servidos em uma reunião informal.
Tradicionalmente, são colocados numa grande travessa que fica no centro da mesa para que todos possam se servir.
Presuntos, salames, azeitonas, sardella, berinjela, entre outras delícias, compõem o cardápio de entradas na Itália. Bem temperados e com toques picantes, os antepastos podem ser degustados acompanhados de pão fresco e um bom vinho.


Bruschetta: Fatias de pão tostadas ou grelhadas com azeite e alho. Esta é a tradicional receita da bruschetta, um prato típico das regiões da Toscana e Umbria. É comum encontrar também preparações com presunto, peperoni, tomates e legumes gratinados. É um dos pratos mais conhecidos da culinária italiana, e era muito consumida nas comunidades pobres do país nos anos pós-Segunda Guerra.
BRUSCHETTA ALLA ROMANA
Ingredientes ( 4 pessoas )
16 Fatias de pão italiano, cortadas com 1cm de espessura
06 Peperoncini italianos secos ou pimenta calabresa nacional
03 Dentes de alho inteiros
16 Lâminas de presunto cru, tipo Parma
Óleo de oliva extravirgem, a gosto

Toste as fatias de pão em assadeira, no forno, deixando o pão macio no meio. Esfregue nas fatias de pão ( ainda quentes ) o alho e, depois, o peperoncino, até ficarem bem impregnadas. Regue com óleo de oliva extravirgem, o suficiente para penetrar bem nas bruschette. Sirva cada fatia com uma lâmina de presunto cru por cima.

Sardella: em italiano, o nome significa sardinha, que é a base de preparo do prato. É uma espécie de pasta que, além do peixe, leva também azeite, pimentão, pimenta e outros temperos.
Dizem que a sardella foi criada no Brasil, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado de São Paulo.
SARDELLA ITALIANA
Ingredientes:
 5 pimentões vermelhos (sem pele)
 3 colheres (sopa) óleo
 100g filé anchova
Pimenta calabresa seca
2 colheres (sopa) colorífico
3 colheres (sopa) orégano
 1 colher (sopa) sal
50ml azeite
Coloque os pimentões em uma assadeira e leve ao forno quente (180º) por 30 minutos ou até escurecerem bem. Tire do forno, e retire a pele. Corte em pedacinhos e frite no óleo. Coloque o pimentão no liquidificador com o óleo da panela e bata com o restante dos ingredientes até ficar uma pasta homogênea. Tire do liquidificador, volte para a panela e cozinhe por uma hora em fogo baixo. Passe para um recipiente deixe esfriar e misture o azeite. Deixe a sardella em um recipiente na geladeira por até 30 dias.


Caponata: original da Sicília, a caponata tem sabor adocicado e é preparada basicamente com berinjelas e tomates frescos.
É servida com diferentes temperos e ingredientes.
Há variações com uvas-passas, alcaparras, azeitonas, pimenta, entre outros.
Tradicionalmente, é levada à mesa em temperatura ambiente.
CAPONATA SICILIANA.
Ingredientes
4 berinjelas médias
150 g de azeitonas verdes picadas
1 colher (sopa) de alcaparras
6 ramos de aipo (salsão) ou pimentões coloridos
2 cebolas grandes cortadas em fatias finas
5 tomates maduros sem pele
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 copo de vinagre de vinho tinto
½ copo de azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto
Pimenta vermelha moída na hora
Manjericão fresco
Preparo
Corte as berinjelas em pedaços irregulares (com casca). Espalhe sal por cima e coloque-as no escorredor de macarrão, deixando-as assim por cerca de 60 minutos (este processo serve para eliminar o gosto amargo das berinjelas). Depois disso, lave-as rapidamente em água corrente abundante e as enxugue bem com papel toalha.
Limpe e lave o salsão. Corte-o no sentido transversal e cozinhe-o em água por cerca de 10 minutos. Escorra-o e reserve.
Lave muito bem as alcaparras para retirar o excesso de sal.
Numa frigideira grande, aqueça o azeite e comece a fritar as berinjelas por cerca de 3 minutos ou até que fiquem bem douradas. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrer bem.
No mesmo óleo, refogue as cebolas e o salsão. Depois disso, adicione os tomates, as azeitonas e as alcaparras. Acerte o sal e tempere com peperoncino a gosto. Faça cozinhar por cerca de 5 minutos.
Adicione as berinjelas e deixe cozinhar por mais 10-15 minutos, mexendo delicadamente de 4 a 5 vezes.
Adicione o açúcar e o vinagre. Deixe cozinhar por mais 3-4 minutos. Decore com o manjericão. Sirva morna ou fria.

Obs.: A caponata também pode ser conservada para posterior consumação. Para isso, basta adotar o procedimento de potes herméticos e esterilizados. Lembre-se que no caso da caponata é bom cobrir o composto com 1 cm de azeite, antes de fechar a tampa para evitar oxidação e fungos. À medida que for usando, é recomendável manter o nível do azeite. Conserve sempre na geladeira


Carpaccio( CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS: as finíssimas fatias de carne com molhos e temperos são uma deliciosa opção de antepasto.
O nome do prato foi inspirado num pintor veneziano do século 15, que usava cores vermelhas e brancas em suas telas sacras.
Quando as fatias de carne vermelha foram servidas pela primeira vez, com fios de maionese em cima, devido à semelhança de tons, foram batizadas de carpaccio em homenagem a Vittore Carpaccio (1460 - 1526).
Para conseguir um corte bem fino na carne, é necessário que esteja congelada.
Presunto Parma: criado na Espanha, o presunto in natura, preparado com carne de porco, conquistou o paladar dos romanos antes ainda no nascimento de Cristo. A região de Parma, na Itália, é um dos maiores produtores de presunto deste tipo do mundo. No país, o San Daniele, que é um pouco mais suave e menos salgado que o Parma, também tem grande destaque e chega a ser um dos mais famosos do mundo. Na mesa, fatias da iguaria estão entre as opções para uma deliciosa tábua de antepastos.


Crostini: também preparado com pão, o crostini é feito com fatias bem finas de pão italiano pinceladas de azeite, que são levadas ao forno até ficarem crocantes. O recheio pode variar: queijos, salmão, vegetais, azeitonas e tomates são os mais comuns.


Salame: a região de Milão produz o salame mais famoso da Itália. Servido geralmente na versão crua, o preparo leva pimenta. Sempre presente nas refeições dos italianos, aparece em fatias ou em pequenos pedaços. Pode servir ainda como complemento para outros antepastos, como a bruschetta.