Os indígenas norte-americanos e os nativos de Nahuatl mascavam resinas de árvores; em 1860 o industrial norte-americano Thomas Adams começou a fabricar gomas de mascar em grande escala.
No século XVI, os colonizadores europeus descobriram que os indígenas norte-americanos tinham o hábito de mascar a resina de uma árvore chamada abeto vermelho. Na América Central, os nativos de Nahuatl, da península do Iucatã, preferiam a resina do sapotizeiro (Achras Sapota), que chamavam de chictli ou txicli, palavra que deu origem a chicle em inglês. As primeiras gomas de mascar datam do século XIX, à base de resina de abeto com sabor de creme. Em 1860, o industrial norte-americano Thomas Adams começou a fabricar chicletes em grande escala.
Ele trazia da América Central a resina do sapotizeiro, fervida, esfriada e cortada. Nos Estados Unidos, ela era refinada, esterilizada e misturada com açúcar, xarope de milho e aromatizantes. Depois da Segunda Guerra Mundial, a resina foi substituída por substâncias sintéticas. A receita também inclui parafinas e ceras vegetais para evitar a aderência da goma aos dentes, além de um antioxidante contra a deterioração e aditivos para dar cor e sabor.
Depende do lugar. O segredo do tutti-frutti é mesclar os sabores mais populares para o paladar de cada país. No Brasil, a mistura leva laranja, banana, abacaxi, baunilha e morango. Na fórmula americana, a principal diferença é a cereja, fruta muito popular por lá. Na Ásia, adiciona-se o cravo e, na Europa, a mistura tem gostinho de canela. Mas não é uma composição fixa. Em outras épocas, o tutti-frutti brasileiro já teve maçã, groselha, framboesa e limão. "O aroma suave da maçã acabou eliminado porque mal era percebido em meio aos sabores intensos da banana e do abacaxi. Já a groselha e a framboesa saíram porque eram muito caras. O limão também, mas foi substituído pela laranja", afirma o químico Moisés Galano, gerente de criação de uma empresa que desenvolve aromas. Qualquer que seja a combinação, o tutti-frutti surge de uma mescla de substâncias aromáticas que dão sabor às frutas na natureza.

Cada fruta possui cerca de 300 dessas substâncias, mas apenas as principais são utilizadas para criar cada sabor artificial. É o suficiente para sentir a parte mais importante do gosto da fruta. Embora possa ser criado a partir de essências naturais, o mais comum é que o tutti-frutti seja formado por substâncias aromáticas sintéticas, produzidas em laboratório desde o fim do século 19. Nesse processo, o primeiro passo é isolar os principais ingredientes da substância desejada, determinar suas estruturas orgânicas e depois reproduzi-las por meio de uma série de reações químicas. No fim vem a parte mais criativa: uma mistureba de todas as substâncias aromáticas até chegar no ponto ideal. "O processo é todo automatizado. Um aparelho reúne centenas de substâncias e o resultado é degustado em um dispositivo que exala o aroma. Os ajustes finais são feitos por computador", diz Moisés.

MANGA COM LEITE?PODE?



Não só pode como só faz bem. A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. "O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje", afirma a nutricionista Anita Sachs, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras, que, ao contrário do leite, eram abundantes nas grandes propriedades rurais.
Os dois alimentos formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. "A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína", diz a engenheira agrônoma Elizabeth Ferraz da Silva Torres, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Alimentos em Questão - Uma Abordagem Técnica para as Dúvidas Mais Comuns. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano.

Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.

Apesar de estar cercada de lendas e muitas controvérsias, sabe-se que a história do sorvete tem uma forte ligação com a evolução das técnicas de refrigeração. Em 1100 a.C., os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente no inverno para usá-lo durante o verão. Afinal, ninguém ia querer ficar tomando sorvete num frio de lascar, não é mesmo?

Até a criação do refrigerador mecânico, no final do século XIX, um cozinheiro, para servir sorvetes ou outras sobremesas e bebidas geladinhas em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo, retirados de lagos e rios durante o inverno ou do alto das montanhas.

Para que fosse conservado, esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos com materiais isolantes, como madeira, e coberto com serragem. Desde que houvesse um sistema adequado para o escoamento da água, o gelo podia ser guardado dessa forma por meses ou até anos!

Por volta do século XIII, uma outra descoberta importante sobre a refrigeração permitiu o aperfeiçoamento da produção de sorvete: a de que adição de sal ao gelo provocava uma reação química que baixava a temperatura da mistura para menos de 0ºC. A partir de então, era só pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro recipiente maior, de madeira, com a mistura de sal e gelo, que o sorvete congelava bem mais rápido!

Nessa época, no entanto, ele ainda estava longe de ter aquela textura suave que conhecemos hoje e também não levava leite nem ovos. Só em meados do século XVII, provavelmente na Itália, os novos ingredientes foram incorporados à receita.
                            
A Nissin Food Products Co. Ltd foi fundada no Japão em 1948 pelo Sr. Momofuku Ando. A empresa teve um início humilde e de forma familiar e se especializou na fabricação de macarrão instantâneo.
Em 1958 foi lançado o “Chiken Ramen”, o primeiro lámen instantâneo. Ironicamente era considerado um item de luxo nos restaurantes japoneses, conhecidos como “Casas de Ramen”. Com um custo 1/6 do macarrão fresco, Sr. Andro criou um novo conceito de alimento, com um método novo e revolucionário, que era retirar o lámen da embalagem, colocá-lo dentro de uma tigela, adicionar água quente, tampar e esperar três minutos. A novidade agradou e vendeu além das expectativas. O lámen, alimento prático, saboroso e muito barato, era um prato muito apropriado para a difícil situação do país no período pós-guerra e teve uma enorme aceitação. A partir daí as mercearias encheram suas prateleiras e a Nissin inovou lançando uma grande linha de produtos.
No Brasil, a produção e as vendas do macarrão instantâneo com a marca “Miojo” iniciaram-se em 1965, na cidade de São Paulo. No início da década de 70, outro lançamento da Nissin marcou época: o Cup Noodles (macarrão instantâneo em copo), preparado dentro da própria embalagem, apenas com a adição de água quente.


1)TORTA DE MACARRÃO:Ferva o macarrão instantâneo por 1 minuto,para soltar os fios.Escorra,temperre a gosto e reserve.No liquidificador,bata ovos,manteiga derretida,cebola,creme de leite,molho de tomate e água. Misture com o macarrão cozido,adicione presunto e queijo mussarela picados,salsa e sal.Despeje em uma forma untada com óleo e forrada com papel manteiga também untado.Leve ao forno médio,pré-aquecido,por 40 minutos ou até dourar.

2)MACARRÃO COM CARNE MOÍDA:Misture carne moída refogada,azeitona picada,salsa picada,queijo parmesão picado e temperos á gosto.Cozinhe o macarrão instantâneo,escorra e adicione a mistura de carne moída.

3)MACARRÃO JAPONÊS:prepare o macarrão e escorra.Doure cebola e alho no óleo de gergilim.Adicione repolho roxo fatiado,molho de soja(shoyu),sal e pimenta do reino.Misture ao macarrão ,polvilhe com amendoim sem casca e siva.

4)MACARRÃO MISTO:Cozinhe e escorra o macarrão.Tempere em misture com requeijão,queijo mussarela e presunto picados.

5)MACARRÃO COM LINGUIÇA:Derreta manteiga e frite bacon em cubos e linguiça sem pele desmanchada.Acrescente molho de soja,cebola e alho picados e frite.adicione mais manteiga,,shoyu,pimenta e suco de limão.Misture.Cozinhe o macarrão instantâneo e escorra.Misture com metade do refogado e adicione 1ovo a outra metade,mexendo até o ovo cozinhar.Junte ao macarrão e sirva.

6)MACARRÃO FÁCIL:Passe dois ovos cozidos por um expremedor de batatas.Cozinhe o macarrão instantâneo por 2 minutos,escorra e coloque numa frigideira.Acrescente molho de soja e frite o macarrão por dois minutos,mexendo.adicione os ovos e sal,se necessário.Mexa rapidamente e sirva.

7)YAKISOBA:Cozinhe o macarrão instantâneo,escorra e reserve.Frite cenoura em tiras na manteiga até amaciar.Acrescente cebola em fatias,tiras de alcatra,caldo de carne,pimentão verde picado e  refogue até dourar a carne.Misture com o macarrão,acrescente molho de soja,sal e mexa bem.

8)MACARRÃO ORIENTAL LIGHT: Cozinhe o macarrão instantâneo e escorra.Acrescente molho de soja (shoyu) ,couve flor e brócolis cozidos.Se necessário,acrescente sal.

9)AOS QUATRO QUEIJOS:Cozinhe e escorra o macarrão .Misture com requeijão ,cubos de músarela,ricota amassada e salpique parmesão por cima.

10)MACARRÃO COM BRÓCOLIS E BACON: Cozinhe e escorra o macarrão instantâneo.A parte,doure bastante alho no azeite,adicione bacon,brocólis e frite até dourar.Misture o macarrão,e coloque um pouco de requeijão.

11)MACARRÃO COM PRESUNTO LIGHT: Aqueça o azeite em uma frigideira.Adicione allho,sal, brócolis e refogue até dourar.Acrescente presunto picado,misture e sirva com macarrão instantâneo cozido e escorrido.

12)MACARRÃO PRIMAVERA:Cozinhe o macarrão instantâneo ,escorra e misture com margarina.Á parte,misture ervilha,milho e tomate picados.Se desejar,acrescente pepino picado.Tempere com sal,salsa e orégano.Adicione aos poucos o macarrão cozido,misture e sirva.Se quiser,cubra com batata palha.

13)MACARRÃO COM ATUM:Faça um patê de atum com maionese,salsa e sal.depois,é só servir com macarrão instantâneo cozido e escorrido.

14)MACARRÃO Á BOLONHESA: Derreta margarina e refogue carne moída com cebola ,sal,pimenta e salsa.Acrescente  molho de tomate e misture o macarrão instantâneo cozido e escorrido.Polvilhe com queijo parmesão ralado.

15)MACARRÃO COM MOLHO DE TOMATE:doure cebola e alho e refogue tomate picado em cubos  pequenos.Acrescente o macarrão instantâneo já cozido e escorrido e frite com o molho.Para incrementar o sabor,adicione pimentão picado.

16)MACARRÃO RICO:Em uma panela,doure peito de peru defumado picado e queijo branco ou mussarela picada.Acrescente ovo batido e misture.Despeje sobre o macarrão instantâneo cozido e escorrido,polvilhe com queijo parmesão ralado e sirva.

17)SOPA DE MACARRÃO:Cozinhe o macarrão e reserve junto com a água do cozimento.Derreta margarina e refogue cebola até dourar.Adicione cenoura ralada,abobrinha picada,ervilha e refogue  até os legumes ficarem macios.Acrescente o macarrão com água do cozimento,sal e aqueça.Coloque cubos de queijo branco em um prato fundo e despeje a sopa bem quente por cima.Sirva.

18)MACARRÃO COM CALABRESA: Derreta manteiga e refogue cebola,alho,bacon, lingüiça calabresa e tomate picado até o tomate desmanchar.Despeje sobre o macarrão  instantâneo cozido e escorrido,polvilhe com queijo parmesão ralado e sirva quente.

19MACARRÃO COM SALSICHA:Refogue alho e cebola em um pouco de óleo.Acrescente tomate picado,molho de tomate e rodelas de salsicha aferventadas.Misture com o macarrão instantâneo cozido e escorrido,polvilhe com queijo mussarela ralado e sirva.Se desejar,acrescente um pouco de mostarda no molho.

20)MACARRÃO PARISIENSE:Frite presunto e bacon na própria gordura até dourar.Adicione ervilha,molho branco comprado pronto e deixe no fogo até aquecer o molho,mexendo de vez em quando.Despeje sobre o macarrão instantâneo cozido e escorrido,polvilhe com queijo mussarela ralado e sirva.

21)MACARRÃO Á CHINESA:Misture tiras de lombo de porco ,shoyu,alho picado,gengibre ralado,saquê ou vinho branco seco e sal.Deixe descansar por 5 minutos.Cozinhe o macarrão instantâneo ,escorra e reserve.Escorra o lombo e reserve o molho.Doure a carne  no azeite,acrescente o molho reservado ,pimentão e cenouras em tiras,cebolinha picada,suco de limão e água.Misture e cozinhe por 5 minutos.Despeje sobre o macarrão,polvilhe com amendoim sem casca picado e sirva.

PANELAS PARTE 2.



Você conhece todas elas?

Conheça mais alguns tipos de panelas e, depois de ler as duas matérias, escolha a que se adequar melhor ao seu estilo de vida e ao da sua família!

Panela de vidro temperado: além de serem bonitas, elas são versáteis – podem ir ao fogão, forno, forno elétrico, microondas e freezer. Uma vantagem desse utensílio é que, por ser transparente, facilita a dosagem dos líquidos. Elas não transmitem nenhum tipo de substância, cheiro ou gosto aos alimentos. O vidro se aquece de forma muito rápida e demora a se resfriar, por isso, tome cuidado para não queimar a comida! Os únicos problemas dessa panela são o alto custo e a fragilidade (elas podem se quebrar mesmo com pancadas não muito fortes).
Na hora de lavar: Use esponja macia e sabão neutro, é o suficiente.

Panela antiaderente: elas são muito recomendadas para pessoas que devem se alimentar com pouca gordura, pois, como o alimento não gruda, a necessidade de óleo para preparar as refeições é mínima. Ao utilizá-la, use sempre colheres também antiaderentes, de plástico, ou de madeira para não arranhar o teflon. Porque, depois que isso acontecer, o material pode se soltar e grudar nos alimentos e o politetrafluoretileno (componente do antiaderente) é uma substância tóxica. Quando aquecida em excesso, essas panelas também podem soltar gases prejudiciais à camada de ozônio.
Na hora de lavar: use apenas esponja macia e sabão neutro. Nunca use esponja de aço!

Panela de pedra-sabão: têm muitas qualidades! Duram muitos anos, não modificam o sabor dos alimentos, conserva o calor por bastante tempo (dessa forma, economiza gás), é antiaderente, não são atacadas por ácidos e, o melhor, liberam cálcio, magnésio, ferro e manganês, nutrientes muito importantes para o nosso corpo! Geralmente, compra-se essa panela “crua”, por isso, antes de usá-la pela primeira vez, é necessário passar óleo por dentro e por fora, enchê-la de água e levar ao forno baixo por cerca de duas horas.
Na hora de lavar: use apenas esponja macia e sabão neutro. Não usar esponja de aço!

Panela de barro: preserva e realça o sabor dos alimentos. Se for feita com o material certo (procure o selo de qualidade antes de comprar) não libera nenhuma substância prejudicial à saúde. Use esse tipo de panela sempre que for preparar carnes ou peixes com muito molho ou ensopados. Antes de usar pela primeira vez, passe óleo vegetal e deixe no forno baixo por cerca de 2 horas e/ou deixe de molho em banho-maria por aproximadamente 20 minutos com água fervente para tirar o cheiro e qualquer tipo de sabor. Ao comprá-la, dê preferência às ofuscadas.
Na hora de lavar: use esponja macia, sabão neutro e evite esfregar demais para não danificar.

PANELAS PARTE 1.


Você conhece todas elas?

Esse utensílio tão importante na cozinha e que, muitas vezes, é visto também como peça de decoração, pode trazer mais benefícios ou problemas do que imaginamos! Saber qual panela é adequada para os diferentes alimentos, o que observar ao comprá-las e como lavar esse utensílio pode ajudar, e muito, na otimização no uso dessa peça!

Panela de alumínio: são as mais usadas em todo o país, por serem mais leves e mais baratas! Algumas pessoas têm receio em preparar refeições nelas, porque podem liberar um pouco de Alumínio, um metal pesado e que faz mal à saúde. Para evitar esse problema, compre panelas com revestimento interno e pare de usá-las quando elas se tornarem velhas. Outra atitude que pode ser tomada é evitar o preparo de alimentos ácidos (como molho de tomate, por exemplo) e usá-las apenas para os preparados secos (como farofas) ou para frituras.
Na hora de lavar: use sabão neutro e esponja macia. Evite esfregá-las com esponja de aço e, mesmo que isso seja um hábito seu, prefira não arear as panelas.

Panela de inox: é o tipo mais usado por chefes de cozinha. Quando for comprá-las, dê prioridade aos produtos de boa qualidade: o fundo precisa ser termodifusor (para que o calor se espalhe de forma igual e o alimento não queime nem grude) e o cabo de um material que não esquente e evite queimaduras. Das mais comuns, essa é a panela mais recomendada, pois, se bem conservada, não libera nenhum tipo de metal perigoso à saúde e suportam muito bem variações de temperatura.
Na hora de lavar: use apenas esponja macia e sabão neutro. Evite usar esponjas de aço para não estragar a camada protetora da panela. Depois de lavadas, enxugue logo para não manchá-las.

Panela de cobre: é muito usada para fazer doces, pois esquenta com facilidade, além de distribuir o calor de forma igual por toda a superfície (também economiza gás). Não se deve deixar os alimentos esfriarem dentro das panelas de cobre, porque os sais e os ácidos dos alimentos podem reagir com o metal e, assim, liberar substâncias tóxicas (o azinhavre). Também é recomendado comprar somente peças que tenham revestimento interno (de estanho, politetrafluoretileno, titânio ou aço inox), para que o cobre não entre diretamente em contato com a comida e, assim, possa causar algum problema de saúde moderado, em curto prazo ou grave, em longo.
Na hora de lavar: use detergente neutro e esponja macia, nada de esponja de aço! Para dar brilho, misture ½ parte de farinha de trigo ou fubá, com ¼ de sal e ¼ de vinagre, espalhe na panela e, depois de uma hora, lave-a muito bem e lustre com uma flanela limpa e seca.

Panela de ferro: seu uso regular é recomendado na prevenção e tratamento de anemia, por isso, deve ser usada com freqüência no preparo de alimentos de vegetarianos, de mulheres que pretendem engravidar e de crianças. Apesar de, geralmente, serem pesadas, não deformam com o calor, e o conservam por muito tempo (economizando gás). Para evitar queimaduras, compre panelas de ferro com cabo de madeira. Elas são ideais para o preparo de alimentos grelhados e cozidos!
Na hora de lavar: o melhor é usar sabão de coco e secá-la no fogo. Tome cuidado ao usar esponja de aço, pois ela pode provocar arranhões que oxidam e que, ao entrar em contato com os alimentos que em seguida ingerimos, oxidando as gorduras do corpo e, por fim, causando obstrução das artérias.

SUPER GUIA DAS FACAS.



Acerte o corte com o utensílio ideal

Pequenas, grandes, de pontas arredondadas ou afiadas, lâminas retas ou côncavas. São muitas as opções de facas. Mas para cada tipo de corte e de alimento, existe um utensílio ideal para a receita sair perfeita, como faca para desossar, serrilhar, descascar, etc.

A especialidade de cada tipo de faca é geralmente determinada pelo tipo de lâmina e de cabo, este quase sempre ergonômico (confortável para as mãos) e com substâncias antibactericida. Conheça alguns:

1 - 
Amolador (ou chaira): a peça de aço com textura áspera serve para afiar as facas. Certos modelos sofrem um processo de imantação. Isso faz com que a faca fique “presa” à superfície da chaira, que retém as partículas de metal da faca, afiando-a.

2 - 
Faca para filetear: ideal para peixe cru, frutas e legumes. A lâmina é longa e flexível. Algumas facas especiais para salmão vêm com um protetor na ponta, que não danifica o filé.

3 - 
Faca de cozinha e Cutelo: para fatiar, picar e cortar carnes, peixes, vegetais e aves. As cavidades dos lados da lâmina reduzem a fricção com o alimento.

4 - 
Faca para mandioca e aipim: é robusta e costuma apresentar cabos de madeira.

5 - 
Faca para churrasco: tem grande capacidade de corte e durabilidade, com cabo anatômico.
Como afiar1. Segure a chaira com uma das mãos e a faca com a outra.
2. Posicione a faca inclinada em relação ao cabo da chaira e deslize a lâmina até embaixo, mantendo a angulação.
3. Repita a operação dos dois lados da lâmina, quantas vezes precisar.
RosbifePara o corte superfino do rosbife, uma boa opção é usar uma faca bem afiada ou uma faca-elétrica.

- Embrulhe em papel alumínio 1kg de lagarto temperado. Asse por 20 minutos. Retire o papel e asse até dourar. Deixe esfriar e leve ao congelador por 2 horas. Corte em fatias finas e sirva.
Fonte: Revista Guia da Cozinha – ed. 27

PANQUECA DE CHOCOLATE.


Ingredientes
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Sorvete a gosto para acompanhar

Recheio:
1kg de chocolate ao leite derretido
1 lata de creme de leite
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio e reserve. No liqüidificador, bata os ingredientes da massa e frite em frigideira antiaderente até dourar levemente dos dois lados. Recheie as massas e enrole como rocambole. Sirva acompanhado de sorvete a gosto


Conheça os diferentes tipos e modos de preparo

Apesar de ser muito consumido no País, o café tem variações e modos de preparo que muita gente desconhece. Embora muita gente saiba prepará-lo até de olhos fechados, há segredinhos e técnicas que podem deixar o cafezinho do dia a dia sempre mais gostoso e fresquinho.

Torra, moagem e tipos de preparo
Ao comprar o pó de café, surge a dúvida: suave, forte ou extraforte? A diferença entre eles está no tipo de torra pelo qual o grão é submetido. Há 3 tipos: clara, média e escura. A torra clara deixa o grão menos amargo e mais ácido (é o que determina o tipo de café suave), a torra média e escura deixa menos ácidos e mais amargos (tipo de café forte e extra forte).

Essas informações, segundo Eliana Relvas, engenheira de alimentos do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), devem constar na embalagem do produto, assim como a região de cultivo, a data de validade, o selo de qualidade e o grau de moagem, que indica o modo ideal de preparo. Dessa forma, grãos moídos finos são ideais para o preparo em filtros de papel ou pano, já o médio é usado em máquinas de expresso e a moagem mais grossa é indicada para cafeteiras italianas.

Outros tipos de café
Café solúvel - os grãos são torrados, moídos e passam por um processo industrial que os deixam granulados ou em pó.
Café orgânico - produzidos em lavouras sem o uso de agrotóxicos.
Café descafeinado - tem só 3% de cafeína. O restante é retirado antes da torra, quando os grãos ainda estão verdes.

Segredinhos de preparo- Nunca use água fervente, apenas água quente e, de preferência, filtrada para não alterar o sabor.
- Prepare apenas a quantidade de café que será consumido imediatamente, ou no máximo até a hora seguinte. Para cada litro de água, use de 5 a 6 colheres (sopa) de pó de café.
- Quanto mais devagar você despejar a água no filtro com o pó, mais escuro o café vai ficar. Mas não ultrapasse 5 minutos para não deixá-lo amargo.
- Escalde a garrafa térmica para um café bem quente.
- Coloque o pó no filtro, espalhando-o de modo uniforme. Nunca aperte ou compacte o pó no coador.

O café na culinária
Eliana Relvas dá a dica para quem gosta de usar café nas receitas, mas não sabe ao certo como utilizar: "Não existe um tipo de café específico para a culinária. Entretanto, os cafés mais suaves são os mais indicados, pois o amargor que o brasileiro gosta na xícara não é o mesmo que é apreciado em doces ou receitas salgadas. Nesse caso, é melhor que o sabor do café não seja predominante, mas sim delicado e harmonioso".

Fontes: www.revistaespresso.com.brwww.sindicafesp.com.br e www.cafedamasco.com.br

DOCE DE LEITE COM AMEIXA.


Ingredientes
1 xícara (chá) de ameixas pretas sem caroços
2 litros de leite integral
1kg de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque as ameixas, cubra com água e ferva por 5 minutos. Escorra e reserve. Em outra panela misture o leite, o açúcar e o bicarbonato e leve ao fogo médio. Assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por 2 horas, mexendo de vez em quando, ou até obter um doce de leite cremoso. Misture as ameixas. Espere esfriar e sirva morno ou gelado

PANQUECA DE CHOCOLATE.


Ingredientes
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Sorvete a gosto para acompanhar

Recheio:
1kg de chocolate ao leite derretido
1 lata de creme de leite
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio e reserve. No liqüidificador, bata os ingredientes da massa e frite em frigideira antiaderente até dourar levemente dos dois lados. Recheie as massas e enrole como rocambole. Sirva acompanhado de sorvete a gosto

Ingredientes
3 cenouras raladas
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 canela em pau
2 cravos-da-índia
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até reduzir o volume e formar uma geléia. retire do fogo e coloque em uma compoteira.

ESTROGONOFE DE CHOCOLATE.


Ingredientes
2 xícaras (chá) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó light
1 colher (sopa) de maisena
2 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 claras
2 colheres (sopa) de adoçante em pó para cozinhar
1 lata de creme de leite light
20g de nozes picadas
20g de amêndoas picadas
20g de uvas passas
Passas, nozes e amêndoas picadas
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o leite desnatado, o achocolatado em pó, a maisena, as gemas, a essência de baunilha, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme consistente. Reserve. Bata as claras em neve junto com o adoçante até obter o ponto de suspiro e incorpore  o creme de leite. Aos poucos, acrescente as nozes, as amêndoas e as uvas passas. Espere esfriar e adicione a mistura de leite. Distribua o creme em taças individuais e leve à geladeira por 2 horas. Decore com passas, nozes e amêndoas picadas.

BANANAS ESCONDIDAS.


Ingredientes
2 pacotes de biscoito maria triturados
1/3 de xícara (chá) de manteiga derretida
3 bananas-nanicas maduras em rodelas
300g de queijo meia-cura ralado
1/2 xícara (chá) de açúcar para polvilhar
Canela para polvilhar
Modo de Preparo
Misture o biscoito com a manteiga até formar uma farofa. Espalhe no fundo de um refratário redondo pequeno e leve ao microondas em potência média por 4 minutos ou em forno convencional, preaquecido, por 12 minutos. Espalhe a banana, o queijo e polvilhe com o açúcar e a canela. Retorne ao microondas em potência alta por 7 minutos ou ao forno por mais 16 minutos e sirva quente.

Ingredientes:1 envelope de gelatima em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de água
2 caixas de gelatina em pó sabor cereja
2 xícaras (chá) de água fervente
4 xícaras (chá) de cubos de gelo
2 latas de creme de leite
200g de chocolate ao leite picado
2/3 de xícara (chá) de cerejas em calda picadas
Cerejas para decorar
Modo de Preparo
Dissolva a gelatina sem sabor nas 3 colheres (sopa) de água e a de cereja na água quente, junte os cubos de gelo, misture até dissolver e misture as duas gelatinas. Adicione o creme de leite (reserve 1/2 lata) e misture bem. Derreta o chocolate e misture o creme de leite reservado. Faça desenhos com esse creme em taças e alterne camadas de cereja com calda e gelatina de cereja. Leve para gelar por 4 horas. Finalize com o creme de chocolate e decore com cerejas

BRIGADEIRO DE GELATINA.


Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 pacote de gelatina em pó sabor morango
100g de coco ralado
Margarina para untar
Açúcar cristal para enrolar
Modo de Preparo
Em uma vasilha misture o leite condensado, a gelatina e o coco. Cubra e deixe descansar na geladeira por 24 horas. Com a mão levemente untada com margarina modele as bolinhas e passe pelo açúcar cristal. Coloque em forminhas de papel e sirva.
OBS: Troque o sabor da gelatina e terá outros sabores do brigadeiro.