O doce de leite é um doce tradicional de vários países da América Latina. Geralmente é feito ao se ferver leite com açúcar, mas também pode ser obtido cozinhando leite condensado por várias horas.
Ele é usado em balas e outras comidas doces, como bolos, biscoitos ou sorvete. Em alguns lugares, é comido espalhado em torradas. Também é famoso sua utilização para a preparação de churros.
A origem do doce de leite é incerta, mas está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade de seu uso para preservação do leite. Como primeiro edulcorante de produção em grande escala, o açúcar da cana passa a ser usado na conservação de vários produtos orgânicos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, dando origem a produtos similares ao doce de leite atual, pastoso ou sólido, em toda a América Latina e em determinadas localidades ibéricas.
A versão patriótica argentina afirma que ele teria sido inventado por Juan Manuel de Rosas, um político argentino do século XIX. Ele estaria preparando um pouco de leite quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu à porta. Ele esqueceu a panela no fogo, dando origem ao doce de leite.
As variações mais comuns são a pastosa e a sólida (que pode ser cortada em barras ou pedaços), que se diferenciam por sua consistência.
No México, ele é chamado de cajeta por associação às pequenas caixas de madeira nas quais o doce é vendido. Nesse país, o doce é feito com metade de leite de vaca e metade de leite de cabra.
Na França, a confiture de lait é tambem muito popular, espacialmente na região Normandia. Pode ser aromatizada com avelãns ou chocolate.

COMPOTAS DE FRUTAS.


A origem da conpota remonta a tempos antigos, quando as estações do ano comandavam os ciclos agrícolas e as populações preparavam grandes quantidades de mantimentos para o Inverno. Conservando a fruta em açúcar, era possível aproveitar a generosidade dos frutos do Verão e do Outono, para apreciar durante todo o ano.

Feitas com frutas inteiras ou em pedaços, cozidas em calda de água e açúcar e aromatizada com especiarias ou mesmo bebidas alcoólicas, estes doces são sempre apetitosos., Há, também, algumas compotas feitas com hortaliças, mas são mais raras.

As compotas  se conservam por muitos meses quando acondicionadas em vidros esterilizados e bem tampados e guardadas em geladeira; ou preparadas diretamente em recipientes próprios para compotas, encontrados nas casas especializadas em utensílios domésticos, cozidas em banho-maria hermeticamente fechadas.

O preparo nesses recipientes é feito da seguinte maneira. Coloque a fruta descascada e cortada, preenchendo 3/4 do vidro. Coloque cravo e canela em rama se desejar. Complete com açúcar cristal. Leve ao fogo em banho-maria: coloque os vidros em águia fria e deixe ferver até o açúcar estar totalmente dissolvido formando uma calda rala. Deixe esfriar na água. Esse tipo de cozimento cria vácuo dentro do recipiente e as compotas podem ser guardadas assim por muitos meses. Depois de aberto, o doce deve ser conservado em geladeira.
 
As compotas também são o primeiro passo para as frutas cristalizadas. Depois de pronta, escorre-se a calda, passa-se os pedaços de fruta em açúcar cristal e deixa-se secar. Também podem ser feitos vários cozimentos em calda de açúcar até os pedaços ficarem totalmente cobertos por uma camada de açúcar cristalizado.
O bolo ficou mucho:Faltou cocção(foi retirado antes de terminar de assar),tem açúcar demais ou faltou fermento.


Massa muito pesada:Isso quer dizer que tem muita farinha ou falta gordura(manteiga,margarina,banha,óleo) no bolo.


Casca pegajosa:Muito açúcar.


Presença de manchas esbranquiçadas:Faltou misturar bem a massa.


O bolo cresceu e depois murchou: Foi usado líquido (leite, água, suco) demais ou fermento demais ou o forno foi aberto cedo demais.


O bolo ficou com gosto e consistência de bolo cru: O fermento foi pouco ou estava velho. A temperatura do forno pode estar baixa demais ou alta demais caso o bolo estiver assado por cima e cru por dentro. Ou até mesmo por ter tirado o bolo antes da hora.


O bolo se esfarela e/ou está grudento:Isso acontece quando exageramos no açúcar ou nos líquidos.


O bolo rachou: Também pode ser falta de líquido. Mas isso acontece, geralmente, quando o forno está quente demais ou quando a forma usada foi pequena para a receita preparada. 


 O bolo fica mais alto de um lado do que do outro: Pode ser que a forma tenha sido colocada perto demais de um dos lados do forno. Mas, o defeito pode não ser da cozinheira e sim do fogão, pois isso acontece quando o forno esquenta mais de um lado do que de outro ou quando a prateleira do forno está torta.







GORDURA:Faz o bolo ficar macio,atenuando a ação da farinha.
Para que as gorduras fiquem bem misturadas,devem ser batidas energicamente com o açúcar.O excesso de gordura pode deixar o bolo pesado,compacto,indigesto.Sua falta faz com que o bolo fique seco,duro e sem graça.


AMIDO DE MILHO:Proporciona leveza a massa.Não precisa ser peneirado.Por ser mais leve que a farinha de trigo vai permitir que o seu bolo fique macio e saboroso.


O AÇÚCAR:Na quase maioria das receitas,deve ser batido com a manteiga,pois da combinação destes dois elementos resulta a maior delicadeza da massa.O excesso de açúcar faz o bolo ficar com textura desigual,levemente grossa,impedindo seu crescimento.


OS OVOS:as gemas ajudam a estabilizar dar liga a massa.Devem ser batidas com açúcar e amanteiga.As claras, que dão a leveza á massa devem ser batidas em neve para fornecer maior quantidade de ar.Só devem ser acrescentadas á massa no final.


O FERMENTO:O fermento em pó deve ser acrescentado ao final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida,pois começa a agir quando entra em contato com líquidos frios.


O FORNO;Tem que distribuir bem o calor para o bolo assar por igual.A temperatura deve ser media,moderada.As baixas ou altas temperaturas podem "solar" o bolo.Não abra a porta do forno antes do tempo mínimo indicado na receita,para evitar que o bolo afunde.
Derreter e temperar chocolate é fácil e necessário quando  o chocolate usado for o Nobre.É só seguir o passo-a passo que tudo vai dar certo.





Como Derreter e Temperar Chocolate
Você pode utilizar tanto o banho-maria quanto o microondas.
A principal vantagem do banho-maria é que você pode acompanhar de perto a transformação do chocolate, retirando-o do fogo antes que ele tenha derretido completamente.
Tenha cuidado, evitando que o vapor da água aquecida entre em contato com o chocolate, tornando-o manchado após a moldagem.
O microondas, além de derreter o chocolate em poucos minutos, afasta de vez o risco de contato com a água.
No microondas - não aqueça excessivamente: o chocolate que sai totalmente derretido do microondas já ultrapassou a temperatura suportável.
1 - 4,5 minutos na potência média são suficientes para derreter 1 kg de chocolate. Na metade do tempo digitado, abra o forno e mexa o chocolate, para que ele derreta por igual
2 - Retire o chocolate do microondas e misture com uma espátula, completando o derretimento em seu próprio calor.
3 - Depois de misturado, o chocolate estará bem liso, pronto para ser temperado. Caso persistam algumas pelotinhas, volte ao microondas por poucos segundos, apenas para completar o derretimento.
Em banho maria
1 - O refratário deve estar bem encaixado na panela, vedando a passagem de vapor ou respingos d'água para o chocolate.
2 - Coloque água fria em quantidade suficiente apenas para banhar o fundo do refratário. Água em excesso faz com que o refratário "bóie" e perca o encaixe com a panela, aumentando o risco de umidade no chocolate.
3 - Ponha o chocolate picado dentro do refratário e em seguida leve ao fogo bem baixo, para que o chocolate receba o calor de maneira gradual.Retire o chocolate do fogo quando a água estiver morna, bem antes de ferver (verifique a temperatura da água com a mão: ela deve estar bem quente, mas suportável ao tato).
4 - Neste ponto, aproximadamente 1/3 do chocolate ainda estará em pedacinhos. Complete o derretimento misturando o chocolate com uma espátula, aproveitando o calor da mistura. Caso persistam algumas pelotinhas, volte ao banho-maria (com o fogo desligado), por alguns instantes, apenas para completar o derretimento.
Como Temperar o Chocolate
Logo após o derretimento, a temperatura do chocolate estará em torno dos 42°C. Se colocado na forma nesta temperatura, o chocolate irá demorar muito para secar, e ao ser desenformado, a aparência estará prejudicada. Portanto, deve-se resfriar o chocolate de maneira gradual e uniforme, até que ele atinja a temperatura ideal para a moldagem.
1 - Despeje o chocolate completamente derretido em outro refratário limpo e seco, para que a temperatura comece a cair. A temperatura do chocolate deverá cair e atingir 39°C.
2 - Misture o chocolate com uma espátula constantemente, para que ele resfrie por igual, até atingir 29°C.
3 - Você poderá identificar essa temperatura colocando uma pequena porção de chocolate nos lábios ou pulsos. Sentido que ele está "frio" você já poderá moldá-lo. Em dias quentes, coloque o refratário com o chocolate derretido dentro de uma vasilha com água fria para acelerar o resfriamento.
Dica: Deixando a temperatura descer um pouco mais (25°C) e elevando-a em temperagem (29°C), o resultado será ainda melhor: um ovo de superfície impecável, um brilho extraordinário.

BOLOS.



Conheça os bolos típicos famosos ao redor do mundo.

BABA-Bolo francês feito com farinha,fermento de pão,leite,açúcar,ovos e passas.Depois de assado e frio é banhado com rum ou kirsh(aguardente de cereja),misturado previamente com calda de açúcar e água.Também é chamado de Friboury.
BAKLAMA-Bolo egípcio,de amêndoas.Receita, que perdurou da antiguidade até os dias de hoje.
BROWNIES-Bolo típico americano,de chocolate,feito com farinha,ovos e nozes picadas.Assado em assadeira retangular e depois em quadrados.
GATEAU-Nome frânces do bolo,na maioria das vezes gelado e com várias camadas de creme.
GRUDE-Brasileiro,bolo de goma feito de açúcar e leite de coco,assado em folha de bananeira ou em tabuleiro.Este doce deve seu nome à sua consistência,depois de assado.
JALOUSIES-Nome francês para pequenos bolos de massa crocante e quebradiça.
KULICH-Bolo de confeitaria russa preparado principalmente para o jantar de Páscoa,seguindo a tradição do país.Semelhante ao panetone,é coberto com glacê e enfeitado com rosas artificiais.
KUGLEHUPF-Bolo á base de fermento,feito com farinha de trigo,açúcar,passas, amêndoas,manteiga e sal.especialidade da Alsácia
MAÇAPÃO-Bolo preparado com ovos,farinha de trigo e amêndoas,de origem italiana e muito popular hoje em Nápoles.
MANAUÊ-Bolo de fubá, milho e ovos,de origem africana.Também chamado Manuê.
MUFFIN-Antigo bolinho inglês,para acompanhar o chá,por uns tempos esquecidos,hoje é muito usado confeitado.
QUATRE-QUARTS-Bolo francês caseiro,feito com igual quantidade em peso de farinha de trigo,açúcar,manteiga e ovos,vindo daí seu nome.Este bolo costuma ser aromatizado com limão,laranja ou licor.
ROLO-Típico de Pernambuco,espécie de rocambole,cuja massa é dividida e assada em várias assadeiras.Obtem-se,assim,massas finíssimas que são cobertas com geléia e enrolada sucessivamente uma sobre a outra.
Rolo também é um bolo português feito com ovos e farinha de trigo,coberto com geléia ou doce cremoso,enrolado e decorado com glacê
SACHER-TORTE-Famoso bolo austríaco com chocolate,rum ou vinho tipo madeira.Depois de pronto é recheado com geléia de abricó,coberto com glacê de chocolate e servido com creme de leite fresco.
È muito popular em todos os países de língua alemã´.
SALAMBÔ-Pequeno bolo de origem francesa feito de massa de sonho,recheado com creme de chantily;aromatizado com kirsch.Servido gelado ou com calda quente de caramelo.
SAVARIN-Tipo de bolo assado numa forma especial,com furo central.Esse furo pode ser recheado com creme chantily ou cerejas em calda ou purê de frutas,misturado com rum.
VASILOPITA-É o bolo preparado especialmente para festas de entrada  de ano na Grécia.Trata-se de um bolo grande e a receita varia de família e de região.Muitos deles levam amêndoas,brandy,casca de laranja.
YOKAN-Bolo japonês,preparado com feijão vermelho.

Quase sempre fácil de preparar um bolo,basta seguir algumas regrinhas básicas e prestar atenção  em pequenos conselhos:
1) É necessário escolher ingredientes de qualidade.Farinhas,fubás,fermentos,açúcar,não só devem ser de primeira qualidade como também devem estar em ótimo estado de conservação:perfeitos,sem bolor e sem umidade.
2)Empregue os ingredientes nas dosagens indicadas,só modifique a receita se tiver certeza de bons resultados.
3)Procure misturar o fermento com a farinha a ser empregada,peneirando a mistura antes de inciar a preparação do bolo.
4)Amasse e pata bem a massa,sempre seguindo as instruções da receita.
5)Certifique-se de que o bolo está realmente bem assado antes de tira-lo do forno.Enfie um palito ou uma faca no meio dele.Se sair limpo é sinal de que amassa está cozida.
6)A economia não está no preço baixo dos ingredientes e sim na sua qualidade.Use sempre farinha de trigo especial,sem misturas.
7)Antes de iniciar a preparação de um bolo,coloque sobre a mesa todos os ingredientes e todo material necessário,Isso facilita o trabalho e economiza tempo.
8)Verifique o forno:ele deve estar bem regulado.Coloque sempre a fôrma num ponto em que receba calor por igual.
9)Não encha demasiadamente a forma em que for assar o bolo para que a massa não transborde dentro do forno.
10)Cuidado com a higiene das vasilhas e utensílios utilizados.use fôrmas adequadas,bem limpas e untadas,para evitar que o bolo se agarre nas laterais e no fundo da fôrma.


Festa que é festa tem que ter brigadeiro! Mas você sabia que essa delícia foi inventada aqui no Brasil?
Pois é, durante a Segunda Guerra Mundial achar leite fresco, ovos e açúcar era uma tarefa bastante difícil... Mas então, como fazer bolos e doces sem esses ingredientes tão básicos?
Pois foi aí que alguém teve a brilhante idéia de misturar leite condensado com chocolate e, tchan, tchan, tchan, tchan... O brigadeiro acabava de ser criado!
O nome é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, um político que estava concorrendo à presidência em 1945. O mais engraçado foi o slogan que o candidato do partido da UDN (União Democrática Nacional) utilizou para chamar a atenção das eleitoras: "Vote no Brigadeiro. É bonito. É solteiro".
E por falar em mulheres, para aquelas que se preocupam com a forma física é bom saber que esse doce não é dos menos calóricos... Um brigadeirozinho inofensivo tem, nada mais nada menos, que 53 calorias!
Para muita gente isso não é possível ,mas acredite....eles existem! E vale à pena experimentar.


Chocolate de Alfarroba 

  É uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta numa farinha, utilizada como substituta do cacau e com amplas vantagens. Tem apenas 0,7% de gordura, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa.
É indicado para celíacos, pessoas com intolerância à lactose e se for sem adição de açúcar, para diabéticos. 
 A alfarroba é um alimento saudável e não possui qualquer agente alergênico, é uma alternativa para quem sofre de restrições ao leite e ao glúten.

Chocolate de Soja

É um chocolate vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. Disponível em bombons, barras e ovos de Páscoa, esta guloseima é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos. Seu valor calórico é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético. 
”No chocolate de soja o leite é substituído pelo extrato de soja, mas sem que o chocolate perca seu sabor”, constata nutricionista Flávia Morais.



Cupulate


É um alimento com o mesmo gosto, mesma textura e mesmas calorias que seu parente famoso, o chocolate. A diferença é que, no cupulate, o Theobroma cacao (cacau) é substituído pelo Theobroma grandiflorum (cupuaçú), fruta típica da Amazônia. Os dois pertencem ao mesmo gênero, o que explica as semelhanças. 
 O cupulate apresenta outras vantagens."O produto é mais barato,já que a semente de cacau possui cotação comercial e a do cupuaçú,não", diz Raimunda de Nazaré, farmacêutica bioquímica da Embrapa."Além disso,ao chocolate são acrescentados ingredientes como flavorizantes e aromatizantes.Já o cupulate é um produto orgânico".
Outro ponto à favor do cupulate é que a gordura de cupuaçú suporta até 2 graus a mais que a de cacau.Ou seja ele não derrete tão facilmente- o que é ótimo num país tropical.
A guloseima foi registrada no Brasil pela Embrapa em 1990.Em 2000,a empresa japonesa Asahi Foods(que tinha registrado o nome cupuaçú) fez o registro do cupulate no Japão e na Europa.Em março, vencemos a batalha jurídica pela patente no Japão, mas ainda falta convencer os europeus.